“The rise of the supermanager” - O novo papel do gestor na era da IA

Humanship Insights

the-rise-of-the-supermanager-o-novo-papel-do-gestor-na-era-da-ia-blog

Josh Bersin, referência global em RH e futuro do trabalho, analisa como a IA está transformando a gestão nas empresas. Segundo as suas pesquisas, apesar do enorme investimento nesta tecnologia, os ganhos reais de produtividade ainda são limitados. O desafio não é apenas usar ferramentas de IA, mas redesenhar processos e culturas de trabalho.

Para Bersin a pergunta fundamental (e já aprendemos a importância de um bom prompt) é: “De que forma a gestão eficaz está se transformando na era da IA?”. Segundo ele, as mudanças se concentram em duas grandes ações: empoderar e experimentar.

É neste contexto que surge o conceito de “Supermanager”, líderes que vão além da supervisão. Eles experimentam, empoderam suas equipes, estimulam inovação de baixo para cima e trazem a IA para o dia a dia de forma prática e estratégica.

Para Bersin, não teremos menos gerentes, mas gerentes diferentes. O futuro da gestão estará em líderes que criam confiança, autonomia, aprendizagem contínua e colaboração, em vez de apenas controlar tarefas. Empresas que desenvolverem esses “Supermanagers” estarão à frente na corrida por produtividade e inovação.

Destacamos 5 pontos defendidos por Bersin:

  1. A IA democratiza a inovação.
  2. O papel do gerente muda radicalmente.
  3. Empoderamento, autonomia e experimentação são chaves.
  4. O “gestor tradicional” está em risco.
  5. Não teremos menos gerentes, mas gerentes diferentes.

Continue navegando...